NOSSA HISTÓRIA


Se o assunto é inovar na educação para crianças e jovens, o nome de uma escola em especial vem à cabeça dos maranhenses. Fundada em 2002 em São Luís, o Centro de Educação Internacional CEI-COC transformou a concepção do ensino local, agregando diferenciais que o fazem uma marca de credibilidade quando o tema é formar cidadãos do mundo que acredita no prazer de estudar e sabe que estudar exige também disciplina. Que acolhe as diferenças, respeita as individualidades e promove o fazer coletivo. Uma escola que prepara os alunos para enfrentar os desafios do século XXI, associado a novas práticas, a novas ferramentas, a novos saberes. Uma escola onde o conhecimento e a aprendizagem são construídos a partir das experiências dos aprendizes que, desafiados cognitivamente, são levados a descobrir, expandir, resignificar e reconstruir o conhecimento.

MISSÃO

Formar uma nova geração de líderes comprometidos com a construção de uma sociedade produtiva e humana, capazes de enfrentar os desafios do século XXI.


VALORES

A relação de confiança mútua e a identificação da comunidade de pais com os valores básicos do CEI COC são fundamentais para a realização da proposta educacional. O projeto pedagógico do CEI COC se organiza a partir de três fundamentais pilares – Excelência acadêmica, Competências e Habilidades para o século XXI e Clima escolar. Três aspectos que abrangem o cognitivo, envolvendo estratégias e processos de aprendizado, criatividade, memória, pensamento crítico e, também, os domínios intrapessoal e o interpessoal.

VISÃO PEDAGÓGICA

  • A conquista do saber aprender por parte dos seus aprendizes visando a capacidade de transformar informações e conhecimentos, e estes em sabedoria;
  • A libertação do paradigma de alienação, típico da era em que vivemos, por meio do desenvolvimento e aplicação de análise crítica perante a realidade;
  • O desenvolvimento da consciência e vivência de cidadania mundial por meio do uso e domínio de, pelo menos, duas línguas estrangeiras;
  • A percepção por meio da observação responsável e científica da realidade com vista à sensibilização com os seus problemas e à elaboração de propostas de sua modificação na construção de uma sociedade mais justa e digna do homem;
  • O estudo, entendimento, análise e atualização constante de metodologia eclética e aberta à proposições novas desde que tenham cunho libertário e sócio-construtivista;
  • O respeito aos valores ideológicos individuais de todos que compõem seu universo sem privilegiar cultos religiosos, correntes político- partidárias, origem racial, status econômico- financeiro ou quaisquer outros valores pessoais;
  • A busca da construção de uma sociedade mais decente, justa e digna de habitar neste mundo.